performance

Você conhece os logos da Ducati ao longo de sua história?

Você conhece os logos da Ducati ao longo de sua história?



O clássico logotipo da Ducati




Em 1924, o estudante de física Adriano Ducati ficou famoso por ter sucesso na transmissão de rádio da Itália para os Estados Unidos com um dispositivo de ondas curtas que ele havia construído.
Empurrado por seu entusiasmo, ele fundou em 1926 a “Societá Scientifica Radio Brevetti Ducati” (Sociedade Científica Ducati para Rádios e Patentes) junto com seus irmãos Bruno e Marcello, a fim de fornecer hardware e fabricação para o recém-nascido mercado de rádios.
O primeiro logotipo retratava dois “S” que se cruzam sobre um raio, símbolo da eletricidade; na palavra “Ducati” o “V” substituiu o “U”, característica gráfica do período fascista.
Limitada inicialmente a capacitores de rádio, a produção rapidamente se expandiu para dispositivos de rádio e mecânica de precisão, também contribuindo para o emprego de uma maneira forte e ampla,para se tornar o maior e mais importante marco industrial dos anos trinta.
A expansão da produção, em 1931, inspira o proprietário a mudar sua logomarca; um círculo com as letras “SSR” e a palavra “Ducati” dentro de um retângulo.
Deste último deriva o logotipo típico que aparece na comunicação e publicidade da empresa, em contorno e letras maiúsculas.
Na ausência de uma regulamentação gráfica, em 1940 os aparelhos traziam um logotipo caligráfico, característica típica da época.
Em 1944 as fábricas foram altamente danificadas devido às bombas lançadas pelo exército aliado; em 1946 a fábrica foi parcialmente recuperada, e foi criada a motocicleta “Cucciolo”, a primeira motocicleta produzida na “Ducati”.
Em 1949, a Ducati inicia uma produção completa de motocicletas,revelando a questão da criação de um logotipo que deve constar no tanque, com o nome do fabricante.
Em 1956, a empresa é dividida para diferenciar entre eletrônicos e motocicletas; a marca “SSR” é pequena demais para ser vista e representa principalmente a produção eletrotécnica.
Em 1956, um novo logotipo aparece em todas as novas motocicletas fabricadas, consistindo em uma coroa de louros que idealmente completa o “D” do nome e forma com ele uma figura circular; sobreposto a ele, um par de asas nas quais uma vez se lia “Ducati Meccanica Bologna” (Mecânica de Bolonha da Ducati).
Este logotipo foi acompanhado por outro retratando uma motocicleta na linha quadriculada, característica típica de competição de corrida.
Foi encontrado apenas no manual do usuário,para identificar revendedores autorizados e em qualquer anúncio que promova as motocicletas.
Em 1959, quase como evolução natural do par de asas, uma jovem águia simbolizando a liberdade torna-se o novo logotipo; tal animal é representado coberto por uma bandeira de duas pontas com a inscrição “Moto Ducati”, mostrando apenas as garras e o bico.
Em 1968, para responder de acordo com os movimentos do momento, que eram os de rebelião juvenil e “easy riders”, a Ducati muda para a típica asa preta, simplificada e suave, com Ducati digitada em itálico incomum; é o logotipo carregado pela motocicleta que tem sido um marco na história da Ducati, a Scrambler.
Um pequeno fato: este último logotipo, não era um adesivo, mas consistia em uma placa de metal aparafusada ao tanque.Em 1969 o logotipo com “Ducati” delineado em vermelho apareceu pela primeira vez nas motocicletas, primeiro nas motocicletas de corrida, depois em toda a produção.
Em 1975, a Ducati decide entrar no mundo do design de uma vez por todas; analisar alguns designs de motocicletas e ter uma nova ideia para o logotipo são os pedidos que a Ducati faz ao designer Giorgetto Giugiaro, que aceita de bom grado.
O logotipo é o nome da empresa escrito em fonte regular formada por linhas duplas paralelas.
Será utilizado até 1985, ano em que a Cagiva adquire a empresa e decide remodelar o logótipo da Ducati para lhe dar uma identidade Cagiva, através da utilização da mesma fonte e do pequeno elefante.
Esteticamente não é realmente a melhor composição, pelo que em 1993 o pequeno elefante desaparece.
Em 1998,Um novo desenho de Massimo Vignelli é submetido à nova direção dos Estados Unidos: o logotipo em maiúsculas digitado em Univers Italic, ladeado por um círculo que tem a aparência de um “D” simplificado.
Os entusiastas da Ducati, devido a uma compreensão falha do novo “D” simplificado, ironicamente chamaram o novo logotipo de “chicco di caffé” (grão de café).
Também foi submetido o logotipo a ser exibido nas motocicletas de corrida, um título com os elementos da identidade.
Em 2008, o novo logotipo é designado para o estúdio Landor de Milão; o novo logotipo celebra as emoções da curva, lugar e momento em que a Ducati pode inspirar sentimentos poderosos e maravilhosos.
A curva está inscrita em um título vermelho, símbolo da vitória e da paixão italiana pelo esporte e, acima de tudo, o clássico logotipo da Ducati.
Como em 1998,também o logotipo da seção de corrida foi alterado.

Deixe seu comentário

DCSP

O mais antigo, primeiro e maior DOC do Brasil, sediado em São Paulo.
Para proprietários e simpatizantes (com critérios de admissão) da Ducati, e outras motos com motores desmodrômicos.

Acelere com a gente!

contato@dcsp.com.br

Segue lá @ducaticlubedesaopaulo